Nova política da App Store, a realidade está mudando 

A situação está mudando em Eventool, e dessa vez te contatamos para informar das mudanças que se produzirão em breve no funcionamento da plataforma.

Como desenvolvedores de aplicativos, sempre sujeitos às normativas estabelecidas pelas diferentes lojas virtuais, muitas vezes somos obrigados a tomar decisões que, ás vezes são impostas. Como trabalhamos num setor muito dinâmico e sensível às tendências atuais, é necessário analisar as diferentes opções que se apresentam com o objetivo de oferecer o melhor serviço segundo os avanços tecnológicos.

Sempre nos caracterizamos por implementar novas funcionalidades e melhorar ao máximo a qualidade do produto, tanto na nossa relação com o cliente como na análise que realizam cada dia nossos especialistas. Neste caso, sendo forçados pelas novas políticas das lojas virtuais, e mesmo que a transição a esse novo modelo que em breve você vai conhecer foi mais imediato do que pudéssemos desejar, esperamos poder seguir evoluindo e colaborando contigo para oferecer aos participantes a melhor experiência de usuário possível, que no final, é o que importa.

NOVA POLÍTICA DA APP STORE

Para compreender a situação, é necessário conhecer alguns antecedentes. Em junho desse ano, Apple anunciou uma atualização das normas para a publicação de apps na sua loja de aplicativos.

Entretanto, nessa ocasião a mudança na política de revisão dos apps é mais radical, incluindo uma nova norma que afeta Eventool diretamente, impedindo a opção de seguir publicando apps como vínhamos fazendo até o momento. E não afeta somente a nós, senão a todos as empresas que seguem esse modelo de negócio.

A norma em questão é a seguinte: “4.2.6 Apps created from a commercialized template or app generation service will be rejected”.

O que quer dizer portanto que:

  • Não é permitido enviar aplicativos que se pareçam à outros, reutilizem modelos ou compartam funcionalidades.

  • Além disso, e como passo prévio ao lançamento de iOS 11 previsto para os próximos meses, Apple está realizando uma limpeza completa na App Store eliminando milhares de apps que não cumpram essa normativa. O seguinte artigo amplia a informação:

https://techcrunch.com/2017/06/21/apple-goes-after-clones-and-spam-on-the-app-store/

Devido à essa mudança na política e sem conhecer o verdadeiro alcance da mesma, durante os meses de junho e julho todos os apps que foram enviados para revisão foram rejeitados, sendo sempre a razão o parecido que tinham com outras apps anteriores.

Evidentemente, o parecido entre apps é um aspecto subjetivo de quem realiza a revisão e no nosso caso, reiteramos que personalizamos exaustivamente o design de cada app, resultando inevitável que existam funcionalidades similares ao se tratar de apps para eventos.

Para esclarecer a situação falamos diretamente com a equipe de revisão da Apple, e apesar de haverem entendido a situação, nos enviaram a mudança de normativa insistindo na obrigação do cumprimento para todas as empresas desenvolvedoras de apps. Conseguimos que aprovassem os apps mais urgentes, porém eles insistiram que era um exceção para poder cumprir com os compromissos mais imediatos com os clientes.

A única solução que foi dada para o futuro imediato foi mudar o nosso modelo de criação de apps e começar a utilizar um app “container” ou “diretório” que deve conter de maneira agrupada o que antes publicávamos em forma de apps individuais.

Durante os últimos meses nos dedicamos plenamente em desenvolver essa solução com a intenção de oferecer a melhor alternativa, e que mais adiante vamos a detalhar em que consiste.

OPÇÕES DISPONÍVEIS A PARTIR DE AGORA

APP “CONTAINER”
O app “container” é o app oficial da Eventool, e contêm todos os eventos que até agora houvessem sido publicados como app individual.

Quando se entra pela primeira vez, o app pede para indicar o evento que se deseja entrar. Para isso existem duas opções:

  • Lista de eventos: si indicamos que o evento é público aparecerá diretamente numa lista e simplesmente haverá que selecionar.
  • Acesso com senha: o usuário deverá conhecer a senha específica para acessar ao evento.

*Importante: Quando for selecionado o evento, o app lembrará essa seleção e cada vez que o app seja aberto a posteriori o usuário poderá acessar diretamente o último evento consultado.

O design do app é o mais neutro possível porém sem esquecer a identidade da marca Eventool. Quando o evento desejado for aberto, o funcionamento será exatamente igual que o de um app próprio.

Vantagens importantes:

  • Não dependemos de prazos nem processos de revisão por parte das lojas virtuais.

  • Comodidade de ter um único app para tudo.

  • Atualizado com as novas funcionalidades que surjam.

Já é possível fazer download do app:

WEBAPP
A versão web é uma solução que já era oferecida, principalmente para dispositivos que não contavam com versão nativa como Windows Phone e BlackBerry. Podemos listar as possibilidades dessa solução, que limitações tem e que tendências ou novas possibilidades detectamos ou estão previstas:

Atualmente é possível:

  • Funciona sem conexão: a primeira vez que é feito download todo o conteúdo é baixado para poder seguir sendo usado em caso de não ter conexão à internet.
  • Instalar no desktop: tanto em Android como em iOS é possível no navegador instalar o site no desktop do dispositivo e é incluído o mesmo ícone e nome que no app disponível nas lojas.
  • Usar URL curta ou QR: para facilitar o acesso é preciso teclar no navegador do dispositivo um endereço de poucos caracteres e também é possível acessar com código QR.

As principais limitações atuais são todas aquelas funcionalidade que não estão disponíveis pelo navegador:

  • Receber notificações push

  • Acesso à câmera ou enviar fotos aos murais.

  • Acessar a agenda do dispositivo para incluir sessões.

Esperamos no futuro poder incorporar:

  • Notificações push: em Android já é permitido. Apple não permite em iOS mas sim pelo computador Mac, portanto é provável que se inclua.

  • Facilitar a instalação no desktop: de novo Android já permite detectar quando um site foi desenvolvido como webapp e sugere automaticamente a instalação no desktop, mas Apple ainda exige um processo manual por parte do usuário.

O QUE ACONTECE COM OS PROJETOS QUE ESTÃO EM PROCESSO?

Se você tem algum projeto em processo, entre em contato conosco para conhecer as alternativas pelo email pt@eventool.com

 



COMMENTS1


LEAVE A COMMENT