Como divulgar o seu evento utilizando as redes sociais

 

divulgar o seu evento utilizando as redes sociais

Como divulgar o seu evento utilizando as redes sociais

As redes sociais são uma ferramenta muito valiosa para divulgar eventos. Se sabemos como fazer isso ☺

Neste post nós vamos te contar como tirar o máximo proveito delas:

As redes sociais se estabeleceram como uma ferramenta essencial de marketing. De acordo com os dados proporcionados pela Cetic.br, um 77% da população brasileira é usuária de pelo menos uma rede social e gasta em média uma hora por dia navegando através deles.

Dados esses números, seria um grande erro não ter redes sociais para divulgar eventos.

Você sabe como aproveitar ao máximo as redes sociais?

Sabemos que cada rede social tem sua forma de operar e sua linguagem própria. Em primeiro lugar, é importante identificar o target a quem a mensagem será dirigida.

A partir de então, saiba o que cada uma pode oferecer para difundir um evento com sucesso.

Em seguida, analisaremos as melhores redes sociais e suas ferramentas para divulgar um evento:

1.- Facebook
Esta rede social oferece a possibilidade de “criar eventos”.

Se for publicado a partir de uma página da empresa, o evento será público. Portanto, será visível para todos os seguidores da fanpage.

Esta pode ser uma boa opção se, por exemplo, a página lida com cursos de treinamento e um evento é organizado para divulgar uma nova oferta educacional do curso.

Mas se você quiser organizar um evento mais privado, como uma convenção ou um congresso, essa opção não é das melhores. Mas você pode criar o evento a partir de um perfil pessoal e selecionar a opção “evento particular”.

Depois, o convite terá que ser enviado para cada um dos participantes. Isso pode ser feito pesquisando os nomes dos usuários no Facebook ou enviando um convite por email. Um inconveniente? Todos os participantes devem ter um perfil no Facebook para vê-lo.

Além disso, você não pode adicionar muita informação ou detalhe.

Eventos no Facebook permitem expor o tema, datas, local ou ver as pessoas que irão participar.

2.- Twitter
Pense, defina e escolha uma hashtag que identifique seu evento. Algo como o hashtag oficial. Deve ser curto, estar relacionado ao evento e ser fácil de lembrar. Se o evento for realizado anualmente, é uma boa ideia adicionar o ano. Por exemplo, #2019hashtag ou #hashtag19. De tal forma que pode ser reciclado, e é mais fácil de lembrar e promover em edições futuras.

A promoção de um hashtag vai criar expectativa antes, durante e depois do evento. Se com alguma antecipação, motivamos os participantes a usá-lo também poderá gerar engagement. Pensar em alguma ação de gamification ou pedir ideias e sugestões pode ser uma boa maneira de promovê-lo. Também como um canal para fazer perguntas ou resolver dúvidas para os participantes.

Durante o evento, os tweets que incorporam esse #hashtag permitirão que os organizadores e participantes vejam o que acontece a cada momento. Além disso, promover um hashtag nos permitirá obter mais feedback sobre as sensações que o evento está gerando. E também em tempo real.

É importante estar ativo, responder dúvidas e menções. E faça RT dos tweets com conteúdo valioso para o seu evento!

3.- Instagram
A rede social da imagem por excelência, o Instagram, é ideal para criar jogos ou concursos. Além disso, as hashtags são usados ainda mais que no Twitter.

Promova o mesmo hashtag escolhido para divulgar o evento no Twitter e permita que os participantes gerem conteúdo sobre o evento. Também pode ser interessante convidar os participantes para subir fotos, antes ou durante o evento, com a ideia de ganhar algo em troca. Se eles mencionam a conta oficial do evento e/ ou incluam o hashtag escolhido 😉

Usar o Instagram em eventos é mais do que uma boa ideia para impulsionar gamification. Um concurso ou sorteio pode ser organizado com as imagens que são compartilhadas. E, em troca, os participantes recebem um benefício na forma de um brinde, presente, desconto ou benefício. Existem muitas opções!

4.- Integrar redes sociais com um aplicativo para eventos
Um aplicativo para eventos é algo inovador, surpreendente e diferencial que, sem dúvida, vai agradar os participantes.

Desde o início, um aplicativo para eventos otimiza muito o processo de organização. Será uma ferramenta de informação excepcional durante o evento e para receber feedback. Até mesmo para coletar impressões depois de concluído.

Com um aplicativo próprio do evento, será possível difundir informação antecipadamente. Além disso, você poderá convidar os participantes rapidamente ou criar uma lista de palestrantes e sessões. Os eventapp permitem criar pesquisas para conhecer a opinião dos participantes e organizar reuniões. Além disso, as redes sociais em eventos podem ser vinculadas no aplicativo.

Para os participantes, será mais conveniente ter todas as informações do evento em um aplicativo e ter acesso direto a todas as redes sociais.

A partir do módulo “Redes Sociais” você pode ver a atividade da conta do Twitter do evento ou perfil com o qual está vinculado. Acompanhe os tweets com a hashtag escolhida, acesse diretamente a fanpage no Facebook e nos perfis Instagram, LinkedIn, Flickr ou Youtube.

Se você quiser aproveitar ao máximo o seu evento, não esqueça nenhum desses detalhes e alie as redes sociais em eventos e tecnologia para melhorá-lo. Com certeza isso não poderá faltar no seu evento!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *